Catástrofes Naturais que as Seguradoras NÃO Cobrem em Seguro de Autos

Acidentes naturais que as seguradoras NÃO cobrem em seguro de autos

Só quem já esteve em uma situação de risco de enchente sabe o desespero que dá. Um medo que envolve tanto o risco de danos físicos quanto materiais.

O medo de perder o veículo pela falta de informação das seguradoras nestes casos deixa motoristas em pânico. Mas afinal de contas, o que o seguro de carros NÃO cobre no caso de catástrofes naturais?

Coberturas padrões para Seguro de Auto

De modo geral, a maioria dos motoristas opta pela chamada “cobertura total”, que envolve colisão, incêndio e roubo, no entanto, é importante saber o que está fora da cobertura padrão da maioria das seguradoras.

Na maioria dos casos, os seguros de autos cobrem apenas a estrutura externa do veículo (chassi, carroceria, motor e caixa). Som, DVD, rodas esportivas e Kit GNV estão foras desta lista.

Já no caso de catástrofes naturais como enchentes, temporais, ventanias, terremotos, chuvas de granizo, quedas de árvore e deslizamentos, é necessário verificar o plano a ser contratado.

Caso o segurado opte pela contratação de uma apólice que cubra estes itens, é importante ressaltar que, caso o motorista coloque o veículo em situação de risco, a seguradora não irá cobrir o veículo. Por exemplo:

Se você estiver no transito, começar a chover, a via alagar e você precisar abandonar o carro na enchente, provavelmente a seguradora irá cobrir estes danos.

Tudo muda se o condutor tentar atravessar uma via alagada no “acho que dá”. Se no final, não der, a seguradora tem como saber se o alagamento foi acidental ou não, e nestes casos, o prejuízo será do condutor.

Sempre que você for contratar uma apólice de seguros tire todas as dúvidas com seu corretor de seguros, e lembre-se, na dúvida, melhor não arriscar!


Fonte:
Julia Wiltgen – Saiba o que o seguro de um automóvel não costuma cobrir – Publicado em 20/05/2010 – EXAME.com, disponível em http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/saiba-seguro-automovel-nao-costuma-cobrir-561562

Deixe seu comentário: